quinta-feira, 20 de julho de 2023

A inopinável toleima bozoista

A inopinável toleima bozoista



Três vezes ouvi esses argumentos. Três bozoistas que discutiram comigo em diferentes momentos. As palavras quase as mesmas, o argumento igual: tolos, sem lógica, sem profundidade, sem crítica.


Sobre Foro de São Paulo


Bozoista raivoso:  


– O que você acha do Foro de São Paulo?


Eu lógico: 


– Ora, a direita se articula em Davos; a esquerda no Foro de São Paulo. 



Sobre a vacina


Bozoista com falso argumento:


– Bolsonaro não foi contra a vacina, tanto é que foi ele quem a liberou.


Eu surpreso: 


– Facilmente, se encontra no Youtube videos mostrando o inelegível contra a vacina. Houve uma luta encarniçada dos a favor da vacina versus os contra, resolvida pelos governadores a favor e pelo STF que os apoiou exigindo a vacinação. Você próprio dizia que não se vacinaria.


Bozoista tomado de raiva:


– Depois me vacinei, mas não tomei a quarta dose nem tomarei.


Eu contestando:


– Tomei a quarta dose e tomarei quantas vierem. Foi a vacina quem debelou a pandemia. Meu filho, médico na linha de frente no combate ao covid, alertou inúmeras vezes que só a vacina estancaria tantas mortes.


Bozoista irracional:


– É, mas seu filho não perdeu paciente?


Eu surpreso com a pergunta:


– Sim, perdeu. Ele não tem o poder de obrigar as pessoas a tomarem vacina. Quando os pacientes chegaram a ele, já estavam com covid grave. Vacina não é remédio, é preventivo. Muitos morreram porque não se vacinaram.


Bozoista achando-se lógico:


– Eu me vacinei e peguei covid duas vezes.


Eu resgatando-o para o mundo real:


– Pegou, mas não morreu. De nos livrar da morte é o que se deve esperar da vacina.


Bozoista tentando a última cartada:


– Não foi por causa do Bolsonaro que fulano, sicrano e beltrano (nossos conhecidos e parentes) morreram.


Eu arrematando:


– Se ele tivesse administrado bem a pandemia, teriam sido menos os mortos. Se morreram 700.000 poderia ter sido 350.000 e na outra metade dos que teriam sido salvos poderiam estar fulano, sicrano e beltrano.



Sobre as eleições e o STF


Bozoista tentando outro tema:


– Bolsonaro foi o único que enfrentou o Lula com 58 milhões de votos e o STF calando essas vozes.


Eu já impaciente:


– Bastava 58 milhões mais 1 voto. Assim é a democracia. Vencemos com mais de um voto. Perderam e aceitem. A oposição que debata no congresso. O STF não calou ninguém. Ele tem que ser duro com os neofascistas, que não é um fenômeno brasileiro, mas mundial. Com o fascismo não se brinca. Umberto Eco, o maior estudioso do fascismo, descreveu o perfil do fascista e Bolsonaro se encaixa direitinho.


Bozoista insistindo:


– Umberto Eco conheceu Bolsonaro?


Eu já não aguentando mais:


– Não, mas deixou uma teoria, só que vocês são negacionistas das ciências, da sociologia, da filosofia, acreditam na doutrina da terra plana. Por isso estão aí nesse delírio coletivo. 


E por aí vai a inopinável toleima bozoista. Argumentação fraquinha, fraquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário