quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Apresentação do livro Álbum dos Netos

Apresentação 


Este é um pequeno livro como pequenos são os personagens a quem o dedico. Os três, crianças de no máximo cinco anos, são o objeto de toda a minha atenção. Como disse a escritora, mística e filósofa francesa Simone Weil, “A atenção é a forma mais pura e rara de generosidade.” 


A intenção de escrevê-lo foi para que os três netos o leiam quando souberem ler. Há aqui dezesseis poemas, cinco para cada um dos netos, e o último, O Registro do Belo, é uma observação do meu processo criativo, inspirado naquilo que enche meus olhos; e dois contos, um deles, Como Se Fosse um Cachorrinho, se refere a uma criança sensível e inteligente cuja atitude provocou mal-entendidos; o outro, Lulusitânea, é um conto de fadas onde menciono os três e, no final, se verá, também a dedicada avó. 


Outra intenção foi produzir beleza, como belos são os três netinhos e os núcleos onde nasceram, suas mães e seus pais, todos médicos cujas dedicações à profissão refletem as suas belezas interiores que tem a nossa admiração – avós “não corujas”, senão sob pena dos eventuais leitores adultos desdenharem: “coisas de avós corujas!”. Não somos. Avós saudosos, sim, já que os vemos pouco, as duas netas moram em Brasilia, as vemos semestralmente, o neto, semanalmente.

 

A avó me questiona: Por que objeto de "minha atenção” e não de "meu amor” ? Simone Weil me socorre com a definição de atenção, na primeira epígrafe, além de que o amor é algo tão sublime e divino que penso que o que mais se assemelha a ele é o autêntico sentimento da maternidade,  incondicional, característica que o da paternidade talvez não tenha, sem certeza nenhuma, porque talvez tenha. Miguel de Cervantes, na segunda epígrafe, também me socorre, e os poemas A Força do Amor (I, II e III) expressam a minha semelhança com o pensamento dele e a prudência em concordar com o que a avó reivindica. 


Boa leitura.



Carlos HP Vieira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário