sábado, 12 de abril de 2025

A mini série Adolescência - uma reflexão

A mini série Adolescência - uma reflexão

Assisti à mini série "Adolescência" sem saber o que esperar, influenciado por uma polêmica: um culpava o Instagram como se a plataforma fizesse a apologia ao crime, o outro o absolvia culpando o bullying. 

Assistido, acho que o Instagram não foi a causa direta, mas foi a ferramenta utilizada pelos colegas do adolescente para praticar o cyber bullying contra ele. 

Através de comentários maldosos e da disseminação massiva de mensagens depreciativas, sendo a internet terra sem lei, se torna, assim, um espaço onde o bullying ganha uma dimensão jamais alcançada na história. Juntos, bullying e Instagram, são, portanto, um gatilho poderosíssimo.


A conclusão que cheguei é que o bullying amplificado pelo Instagram tem impactos devastadores na saúde mental e ainda encontrou terreno fértil no comportamento agressivo (psicopata, segundo psiquiatras com quem conversei) do adolescente, por isso não o redimo, tem que pagar as penas. 


Devemos é ter cuidado com  a confluência do bullying, do Instagram e do temperamento agressivo; e combater: 1. o bullying, por exemplo, escolhendo um mês como foi escolhido para combater o câncer de mama para se fazer uma propaganda massiva contra; 2. exigir a regulamentação da internet para deixar de ser terra sem lei; 3. educar ou tratar psicologicamente a priori os de comportamento agressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário