sábado, 22 de abril de 2023

Hoje, 20/04/2023, 36 anos da morte do papai.

Hoje, 20/04/2023, 36 anos da morte do papai. 


Às vezes me surpreendo pensando nele e não me dou conta do tempo que passou, parece que há tão pouco ele estava entre nós. 


Quando eu tinha uns 7 anos (1960), eu pensava no pai dele, tentava imaginar a dinâmica da relação dos dois sem conseguir vislumbrar, era difícil supor o papai sendo filho. Claro que naquele tempo eu não teorizava assim, mas me perguntava se o papai o temia, se ante a presença de seu pai, se fragilizava como nós ante a dele. 


Para mim, era tão remota a existência do vovô João que, certamente, o papai já nem pensava tanto. Só que hoje vejo que em 1960, apenas 16 anos separava de sua morte em 1944 (menos que a metade dos 36) portanto, deveria ser ainda muito presente na cabeça do papai.


O tempo voa, só nos resta uma alternativa: aproveitar a dádiva da vida buscando compreendê-la e cultivando o que é belo e o que é justo, valores dele. Não é fácil chegar a um bom termo dado o nosso enredamento físico, psicológico, financeiro em um mundo tão complexo, cada vez mais difícil de entender suas emaranhadas teias. 


Com a minha fé, às vezes vulnerável, outras vezes nem tanto, espero que ele e a mamãe estejam juntos, bem, nos vendo e intervindo por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário