quarta-feira, 9 de junho de 2021

De amizades abaladas


 De amizades abaladas.

Pergunto-me com sinceridade, sem encontrar respostas, o que alguns amigos e amigas extremamente intolerantes com políticos em geral – suas simpatias são sempre com o empresariado, mesmo quando lhes digo que o impacto da sonegação empresarial na economia é sete vezes maior que o da corrupção política – viram em Bolsonaro para, de repente, se tornarem a tolerância, a paz e o amor em pessoa (politicamente) que nunca foram.

A escandalosa irresponsabilidade da administração de Bolsonaro na pandemia que leva aos atuais 460.000 mortos – diariamente aumentando – é encarada com um estoicismo que nunca vi neles, “mera fatalidade!”, como dizem.

Fica mais do que evidente para mim a falsidade de suas resignações diante de nossa tragédia quando fico sabendo que ainda não houve grandes perdas e danos em suas famílias nesse período pandêmico, desde fevereiro do ano passado. Sorte deles!

Não foram poucas as vezes que com argumentos lógico-razoáveis, depois de eu desfiar todo o novelo de incúrias do atual governo, ouço tolos contra-argumentos como o da ausência de corrupção – logo me lembro do caçador de marajá – e o último foi: “Você acha que o Lula era santo?” Ah, meu Deus, até parece que se trata de um processo de canonização de beatos.

Minha mulher na UTI, desta vez a paciência foi ao limite. Quando me lembro que a pessoa até tinha discernido que o candidato era um mau-caráter, mas foi convencida pelo entorno de sua convivência que o sujeito presta e o defende como jamais eu havia imaginado, até porque ela se autodefine como apolítica – outro objeto de nossas discussões – ao que respondo da impossibilidade disso existir, somos seres eminentemente políticos.

Há dias não fala comigo, nem para perguntar como vai a Gilda, parece que a amizade ficou abalada. Normalmente, isso me importa muito, mas, tendo passado por grandes tensões nos penúltimos dias – felizmente ultrapassadas nos últimos! – por enquanto não está me importando tanto. Hoje, tranquilo, vou agradecendo a Deus pela recuperação da saúde da Gilda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário