quarta-feira, 9 de junho de 2021

Duas citações


 Duas citações

Gosto de ler citações de pessoas extraordinárias, muitas vezes as guardo em meu bloco de notas. Recentemente, li e guardei duas porque, imediatamente, me remeteram a dois personagens nacionais: um, gênio político; o outro, aberração trazida à cena política.

A primeira citação é de Jonathan Swift, irlandês, nascido em 1667, foi escritor, poeta e reitor da Catedral de São Patrício em Dublin. Um dos livros famosos dele é Viagens de Gulliver escrito em 1726. 

A citação mostra a lucidez do seu espírito e me remeteu ao Lula, um gênio político, assim reconhecido por Delfin Netto, economista que, longe de ser de esquerda, fez parte dos governos ditatoriais:

"Quando um homem de verdadeiro gênio aparece no mundo, pode-se reconhecê-lo por este infalível signo, o de que todos os ignorantes conspiram contra ele.”

A segunda citação é de Friedrich Nietzche, filósofo alemão, nascido em 1844, um clarividente, de cuja obra, o “Humano, Demasiado Humano – Um livro para Espíritos Livres” foi, por muito tempo, meu livro de cabeceira. 

A sua citação me fez lembrar da maior aberração política do Brasil, Bolsonaro, mas quem se enquadra é o ridículo que dança por ele, o ignorante que o chama de mito e o jactante pentecostal dono da verdade que o trouxe à tona:

“Você não precisa de religião para ter senso moral. Se você não consegue distinguir o certo do errado sem um sistema religioso, então o que lhe falta é caráter, e não religião.”

Como eu disse, recentemente, respondendo a uma crítica de um texto meu, Bolsonaro não é um político normal de direita, como tantos por aí, mas da extrema direita, fascista, advindo do submundo carioca com relações estreitas com a milícia que no meu tempo de jovem se chamava esquadrão da morte, e que quem não discernir isso como um fato muito ruim para nós, ou está muito mal informado ou lhe falta o caráter, como dito por Nietzche .

Nenhum comentário:

Postar um comentário